OPERACIONAL

Exercício Técnico Pista Crítica é realizado em Roraima

Adestramento ocorreu de 3 a 18 de agosto a partir da Base Aérea de Boa Vista (BABV)
Publicada em: 28/08/2023 14:00
Imprimir
Fonte: 1° ETA, por Tenente Eduardo Cabral
Edição: Agência Força Aérea

O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) – Esquadrão Tracajá e o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, sediados respectivamente em Belém (PA) e Manaus (AM), realizaram o Exercício Técnico (EXTEC) Pista Crítica Fase I, a partir da Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima. 

Sob a coordenação da Base Aérea de Belém (BABE), o EXTEC foi realizado de 3 a 18/08 e teve como objetivo aplicar o adestramento das tripulações no planejamento e execução de ações de Transporte Aéreo Logístico, operações em pistas semi-preparadas, cumprimento de missões de formação básica e manutenção operacional, utilizando as aeronaves C-98A Grand Caravan.

Na atividade, foram realizadas surtidas para as pistas de Surucucu (RR), Normandia (RR) e Bonfim (RR), locais onde o transporte terrestre para os Pelotões de Fronteira (PEFs) do Exército Brasileiro é restrito ou inviável exceto por meio aéreo, como o caso da localidade de Surucucu.

Os treinamentos em pistas não pavimentadas ou semi-preparadas são de essencial importância aos Esquadrões que operam na região amazônica, a fim de que o apoio aos Pelotões de Fronteira e comunidades de difícil acesso seja efetuado de forma eficaz e segura.

O Comandante do 1º ETA, Tenente-Coronel Aviador Moises Franklin da Costa, reforça a importância do treinamento para os militares que atuam na região de selva. “Manter nossas equipagens preparadas da melhor forma possível é um fator primordial, a fim de que a missão seja cumprida de forma segura. O exemplo desse bom preparo de nossos tripulantes foi demonstrado durante as Operações Yanomami e Ágata”, concluiu.

 

Apoio às Operações Ágata e Yanomami

Também em 2023, a partir de fevereiro, aeronaves do Esquadrão Tracajá foram deslocadas para a localidade de Boa Vista, a fim de cumprir as missões no âmbito do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em apoio às Operações Yanomami e Ágata Fronteira Norte.

Durante seis meses, foram transportadas pelo Esquadrão mais de 400 cestas de alimentos para as comunidades indígenas e 30.000 litros de combustível para os helicópteros que atuam no entorno de Surucucu. Além disso, inúmeros militares e autoridades que prestavam apoio à região foram transportados.

Fotos: Tenente Eduardo Cabral / 1° ETA